Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Torres, Hideíde Aparecida Gomes de Brito
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Orientador(a): |
Ferreira, Rogério de Souza Sérgio
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Banca de defesa: |
Gonçalves, Ana Beatriz
,
Silva, Anderson Pires da
,
Gomes, Anderson Soares
,
Martoni, Alex Sandro
,
Medeiros, Luiz Fernando |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
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Departamento: |
Faculdade de Letras
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6940
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Resumo: |
Nos anos de 1930-1945, surge um tipo de romance que irá se tornar conhecido como “romance de trinta”. Entre suas temáticas, estão o processo de migração, as novas formas de organização social, o processo de urbanização, a modificação das relações entre a antiga oligarquia rural e a sociedade, com um reposicionamento de muitos de seus representantes no funcionalismo público e nos espaços da intelectualidade brasileira. Dentre os autores desta leva, está Graciliano Ramos, cuja obra será situada entre os romances regionalistas e/ou psicológicos. Além dos romances, Graciliano Ramos possui uma vasta produção entre artigos e crônicas de jornal, uma saída econômica para os tempos difíceis em que o escritor dificilmente se manteria apenas pela venda de livros. Assim, ao se estabelecer uma relação entre jornalismo e literatura como ponto de partida para uma interpretação de seus três primeiros romances, escritos em primeira pessoa, emergem 14 personagens-jornalistas. Nossa hipótese é a de que tais personagens são a resposta literária de Graciliano Ramos às temáticas emergentes em sua prática jornalística cotidiana e que dialogam com a realidade não apenas do escritor, mas dos demais escritores-jornalistas que lhe são contemporâneos e mesmo com autores de seu passado que refletiram sobre o literato como intelectual. Assim, esta tese investigará como esses três romances (Caetés, São Bernardo e Angústia) dialogam com seus textos não-ficcionais, tendo como eixo de leitura os personagens-jornalistas, que apontam ainda para a condição socioeconômica e histórica de muitos escritores de seu tempo, inclusive ele mesmo: a aspiração por uma condição de literato, de intelectual, no contexto político dos anos de 1930-1945; o desejo por reconhecimento social, que acontece frequentemente em conflito com a necessidade pela autonomia da escrita. Tal condição está estreitamente vinculada à condição de jornalista como categoria de trabalho e como grupo/classe social. |