Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Portella, Rodrigo
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Orientador(a): |
Silva Neto, Francisco Luiz Pereira da
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Banca de defesa: |
Teixeira, Faustino Luiz Couto
,
Berkenbrock, Volney José
,
Mariz, Cecília Loreto
,
Menezes, Renata de Castro
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Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
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Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3821
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Resumo: |
A Toca de Assis é uma fraternidade católica de aliança e de vida fundada no Brasil, em 1994, pelo Pe. Roberto José Lettieri. Está a Toca de Assis, grosso modo, no lastro das novas comunidades eclesiais católicas de vida e aliança, surgidas, a maior parte delas, a partir das sensibilidades encontradas no movimento de renovação carismática católico. A tese visa investigar, particularmente, a comunidade de vida vinculada à Fraternidade Toca de Assis, isto é, o Instituto dos Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento. O instituto – de inspiração neofranciscana – tem atraído a adolescentes e jovens que a ele se filiam a partir da consagração religiosa, através dos votos de pobreza, castidade e obediência. Intentando ser uma nova congregação religiosa na Igreja Católica, o instituto, entretanto, tem apresentado características bastante particulares. Dentre elas destacamos: vivência radical da pobreza entre seus membros, que viveriam tão somente de doações e da fé na providência divina; trabalho junto à população em situação de rua, convivendo com ela e a acolhendo em suas casas de apoio; desconfiança e rejeição quanto aos estudos formais e a seus possíveis significados de racionalização; adoração ininterrupta aos elementos eucarísticos expostos; valorização de elementos litúrgicos, estéticos, teológicos e devocionais que representariam um modelo de Igreja Católica anterior ao do Concílio Vaticano II; acesso à liturgia e à vivência religiosa católica através de formas eivadas de características como as da emoção, afeto, e de expressões lúdicas e juvenis. A tese quer visualizar, através da pesquisa de campo e do aporte das ciências sociais da religião, estas e outras características, e percebê-las como expressões religiosas que acessam memórias e elementos religiosos pré-modernos através de sensibilidades modernas e pós-modernas, em configurações por vezes paradoxais. Finalmente, partindo de uma análise da dialética relação entre secularização e reencantamento, pretende a tese apontar para a busca a um universo de nova totalização católica, ou a um dossel sagrado, que protege e nominiza vidas e mundo na modernidade reflexiva da sociedade de risco, ainda que através de reflexividade e escolhas que comportam, elas mesmas, risco. |