Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Cruz, Katia Cilene Duarte da
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Orientador(a): |
Dantas, Gregório Foganholi
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Grande Dourados
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de pós-graduação em Letras
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Departamento: |
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1548
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Resumo: |
Esta pesquisa observa como a metaficção historiográfica se faz presente no romance O outro pé da sereia (2006), de Mia Couto. Em um primeiro momento, trazemos a biografia do escritor, suas principais obras, suas peculiaridades, dentre elas, a criatividade linguística, com a utilização do neologismo; a temática da história de Moçambique, da guerra e a inserção do questionamento sobre uma possível identidade africana, misturada à tradição cultural e a modernidade, bem como a recepção crítica do romance em questão. Posteriormente, abrimos espaço para a categoria literária, realismo maravilhoso, a qual é muito utilizada pelo escritor e é um elemento da metaficção historiográfica. Para isso, lançamos mãos de alguns pesquisadores como, Todorov, Chiampi e Carpentier. No último capítulo, abordaremos as teorias sobre a relação entre literatura e história, utilizamos dos estudos de Aristóteles, Esteves; o romance histórico de Lukács e a metaficção historiográfica, de Linda Hutcheon. Analisamos o romance O outro pé da sereia, a fim de relacioná-lo com a teoria estudada, juntamente com a sua descrição e sua recepção crítica. Por fim, acreditamos que a presença da metaficção historiográfica é visível no romance e contribui para um processo de reavaliação da identidade do país, pois promove uma reflexão e uma contestação acerca de conceitos e princípios ainda não concluídos ou construídos. |