Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Prudente, Ana Vitória Luiz e Silva [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69090
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Resumo: |
O objetivo da dissertação “Mostra Internacional de Cinema Negro: Educação nas relações étnico-raciais para além da euroheteronormativadade” é sustentar que a Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE) pode ser recepcionada como espaço sócio- político-educativo que coloca o afrodescendente como sujeito construtor da sua própria imagem. Assim, a MICINE torna-se uma contra-produção estético-política aos sistemas que engendram a verticalidade da imagem do euro-hétero-macho-autoritário e cristão, que tem como pressuposto a fragmentação de singularidades. Mostraremos que a ancoragem metodológica da pesquisa visita vários autores, dialogando com a perspectiva educacional do capital cultural de Bourdieu. Neste propósito, observamos a dimensão pedagógica do Cinema Negro como um traço fundamental do pensamento da curadoria da MICINE, que é feita pelo intelectual negro Celso Luiz Prudente. Concluímos que a Mostra tem como perspectiva a contribuição em proveito da construção da identidade cultural da juventude negra, em oposição à necropolítica (MBEMBE, 2018), que pode formar os referenciais para sua existência no campo da própria negritude, contrariando de modo problematizador a euroheteronormatividade (PRUDENTE, 2019a, p.70). Nessa perspectiva, a pesquisa sustenta a presença de um inequívoco esforço da MICINE em favor da contemporaneidade inclusiva do afrodescendente e das minorias vulneráveis, que se faz por meio de uma crítica à hegemonia da representação eurocêntrica. |