Mulher: a trajetória do som do primeiro longa metragem synchronizado da Cinédia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Costa, Joice Scavone
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30883
Resumo: O filme Mulher (1931), de Octávio Gabus Mendes, suscita diferentes questões acerca da cinematografia brasileira. Tendo como fonte principal os discos Vitaphone originais, e acesso à vasta documentação do Arquivo Cinédia, foi possível diferenciar as características do acompanhamento sonoro de cada versão. Comparamos os temas de 1931 à nova trilha sonora composta em 1977. E visamos compreender o que seria a obra originária a partir da investigação da restauração de 2004 – que incorpora a trilha sonora vitaphonizada ao filme – e do contexto histórico-social da passagem do cinema silencioso para o sonoro, de forma a estabelecer um diálogo entre as diferentes concepções expressas pelos jornalistas da revista Cinearte a respeito do uso do som no cinema. Ponderamos o conjunto de noções da linguagem cinematográfica aplicadas por eles à realização deste primeiro filme sonoro da produtora Cinédia, a fim de apresentar as particularidades do estilo, da estética e da tecnologia da obra e a sua especificidade diante das exigências e problematizações no contexto da sua restauração sonora