Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Xerez, Tatiana Rodrigues |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31256
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Resumo: |
A dissertação é uma pesquisa sobre fotografia contemporânea, trabalhada a partir da obra do fotógrafo espanhol, Chema Madoz. A partir das ações e reações provocadas pela obra do fotógrafo, busca-se entender como e por que as fotos de Madoz se destacam no paradigma contemporâneo. Neste sentido, são lançadas bases teóricas que delineiam as condições globais em que a obra existe e circula e, a partir desta reflexão define-se o ambiente da produtibilidade técnica, uma readaptação do conceito de Walter Benjamin, de importância vital para a compreensão dos efeitos provocados pela obra de Madoz. O trabalho também estuda o Surrealismo e seus preceitos, que também são essenciais para a análise da fotografia do artista em questão. Procuradas e encontradas as bases, é feita uma análise prática das fotografias em que se demonstra como as escolhas feitas pelo autor provocam um tipo de recepção ativa, tendo em mente a importância da instância do espírito humano na fruição de uma obra de arte, considerando sensação e pensamento, e toda a realidade ampliada possibilitada pela reunião do mais livre encadeamento de possibilidades. Assim, busca-se estabelecer uma conexão entre a obra do autor e sua condição quixotesca dentro da realidade contemporânea a partir de suas escolhas que, por sua vez, estabelecem uma relação ativa entre autor-receptor, indicando, desta forma, um caminho alternativo de ação dentro da arte contemporânea |