Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Cardoso, Gabriela de Lourdes Porfírio |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2937
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Resumo: |
A presente pesquisa, que se filia a pressupostos teóricos adotados pela Linguística Textual, objetiva analisar processos de referenciação, a partir de um corpus constituído de peças humorísticas compostas por paródias e pastiches de autoria de Marcelo Adnet e veiculadas por videoclipes, nas perspectivas sociocognitivista de Mondada e Dubois (2003) e semiolinguística de Patrick Charaudeau (1999). De acordo com a perspectiva sociocognitivista, a significação de um ato de linguagem não é algo preexistente, mas sim algo que depende de uma interpretação; segundo a teoria semiolinguística, a significação de um ato de linguagem também depende dos protagonistas no interior da prática discursiva, sendo por eles construída. A hipótese norteadora das análises foi a de que os textos que compõem o corpus deste trabalho, pertencentes ao gênero letra de música e encarados pelo senso comum apenas como paródias, constituem-se como críticas irônicas: ora a discursos que adotam uma postura de rejeição em relação aos gêneros musicais nos quais se ancoram, ora à estética adotada pelo gênero musical que adotam; ora à postura e a discursos, cujos combates estão na base ideológica do gênero musical a que se ligam. Dessa forma, pretendemos comprovar o viés satírico que esses textos assumem. A análise permitiu verificar que os processos de referenciação colaboram no reforço de um projeto de dizer crítico e irônico do sujeito comunicante ou social, além de ajudar tanto na identificação da identidade social desse sujeito, quanto na construção da identidade discursiva do sujeito enunciador ou individual |