Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Carignano, Maria Laura Moneta [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/91542
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Resumo: |
A pesquisa visa estudar a obra de Copi ( Raúl Damonte Botana 1939-1987), escritor argentino, num âmbito maior de questões, que servirão de apoio teórico- crítico possibilitando uma abordagem mais ampla. Da totalidade de sua obra (ele escreveu romances, peças teatrais e é autor também de desenhos e quadrinhos humorísticos), enfatizar-se-á o estudo da série teatral e dentro dela três peças: Cachafaz, A sombra de Wenceslao, e Eva Perón. Elas foram escolhidas por serem altamente representativas da estética controversa, humorística, paródica e irônica do autor. Primeiramente, tem-se como objetivo realizar uma investigação das formas do humor relacionando-as aos textos do autor argentino e procurando uma leitura crítica que permita repensar essas categorias à luz das particularidades da obra de Copi. Num segundo momento, situar-se-ão estas obras do autor em relação à tradição literária argentina. Elas devem ser lidas como um diálogo com a literatura e a história argentina, com os mitos e estigmas de sua cultura (tanto literários quanto históricos) que compõem ou têm composto os “grandes traços” daquilo que se supõe ser a “argentinidade”. Em relação com o primeiro objetivo, estudar-se-á teoricamente a gênesis, as especificidades e diferenças entre o humor, a comicidade, a paródia, a sátira e a ironia e formas afins, fazendo um percurso pelos principais filósofos e teóricos que abordaram estas questões. Estudar-se-á especialmente a parodia, por ser ela a forma constitutiva da escrita de Copi, mas também por ser uma das formas recorrentes da arte (tanto literária quanto pictórica) das ultimas décadas. Em relação ao segundo objetivo, ao vincular a obra de Copi a tradição literária argentina, realizar-se-á um estudo dos seguintes gêneros e movimentos da literatura rioplatense: gauchesca, sainete, grotesco, criollismo, tango. A intenção da pesquisa visa esclarecer e fornecer uma leitura... |