Ler imagens e ver textos: informação em fotografias e legendas de jornais impressos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Nadja Pattresi de Souza e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3275
Resumo: Alinhada à perspectiva dos estudos do discurso, a pesquisa concentra-se na análise de fotografias e legendas em capas de jornais impressos. À luz da Semiolinguística, abordagem de Análise do Discurso que relaciona fatores linguageiros, discursivos e situacionais, o trabalho pretende analisar de que modo o duplo contrato de comunicação da mídia, consubstanciado pelas visadas de informação e de captação, constitui-se na relação entre duas semioses: a verbal e a visual. O corpus compõe-se de pares de fotografias e legendas extraídas de capas de O Globo e da Folha de S. Paulo, contemplando um recorte temático e diacrônico que corresponde a quase um século de existência dos jornais. A fim de atender a esse propósito, parte-se do exame da diagramação das capas, bem como da configuração discursiva mais recorrente nesse espaço, considerando as imagens e suas legendas. Assim, devido à natureza híbrida dos itens investigados, recorre-se, ainda, a estudos sobre o fotojornalismo e à natureza gráfica das imagens. As concepções de imaginário sociodiscursivo e intericonicidade serão também convocadas, uma vez que a visada de captação, a partir do apelo às emoções do leitor pelo discurso, pressupõe a mobilização de representações sociais. Com o enfoque voltado, especificamente, para três áreas temáticas (futebol, movimentos populares e episódios de guerra e terrorismo), tornou-se possível inferir paradigmas específicos de semiotização dos eventos tanto na fotografia e na legenda quanto na integração entre as duas materialidades, aspecto que representa o objeto central de investigação da pesquisa.