Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Silva, Conceição Almeida da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14585
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Resumo: |
As marcas linguísticas e discursivas deixadas no texto publicitário revelam muito sobre o discurso produzido, principalmente sobre o sujeito comunicante – sua identidade social, sua identidade discursiva, seu ethos e seu universo de valores. Acreditamos que essas marcas revelam, da mesma forma, indícios que mostram como o sujeito interpretante foi colocado em cena, como sua imagem foi projetada, possibilitando que também ele possa ser percebido em sua identidade social e discursiva e em sua representação como participante de um universo de consumo ideal. Essa é a tese que será defendida, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, fundamentada em uma extensa revisão bibliográfica e cujo objetivo principal é analisar o discurso publicitário para compreender o modo como a publicidade impressa representa os sujeitos envolvidos no ato de comunicação e, mais especificamente, o consumidor, visando a efeitos patêmicos. Para alcançar tal intento, a análise fundamenta-se teórico-metodologicamente em um estudo interdisciplinar, que tem como base a Semiolinguística e a Semiótica, além de estudos discursivos voltados para as questões que dão suporte aos conceitos de representações sociais, estereótipos e imaginários sociodiscursivos e estudos discursivos inspirados pela retórica aristotélica que explicam os conceitos de ethos e pathos e sua contribuição para a produção de efeitos patêmicos. O corpus compõe-se de anúncios de instituições financeiras publicados na revista Veja, escolha feita por se tratar de uma revista de grande circulação nacional, disponibilizada online, sendo, pois, acessível a todos que desejarem. Considerando a interação entre linguagem verbal e não verbal, as restrições impostas pela situação e pelo contrato de comunicação e as estratégias que o dispositivo de enunciação publicitária possibilita, esta pesquisa coloca em evidência a imagem projetada para o destinatário na produção discursiva, visto que é a ele que o projeto de fala pretende captar por meio dos efeitos patêmicos visados |