Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Zarattini, Mônica Rolim |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-30012014-113112/
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Resumo: |
O objetivo da presente pesquisa foi investigar a função informativa da legenda fotográfica no caso do Massacre do Realengo, analisando as relações entre a linguagem verbal e a visual no jornalismo contemporâneo. Foram estudados os contextos em que a fotografia jornalística transita como discurso pelos meios de comunicação, cujos alcances estão se expandindo pelas novas tecnologias. O corpus da pesquisa contou com 39 capas das edições impressas de jornais brasileiros do dia 8/4/2011, para o estudo de caso da tragédia conhecida como Massacre do Realengo. Foram utilizadas principalmente as metodologias de análise iconográfica de Kossoy e Gervereau, comparadas à análise das unidades de informação (quem, onde, quando, o que e como) contidas nas legendas fotográficas inspiradas nas metodologias de Morin e Santos. Foi aplicado também questionário sobre legenda fotográfica, respondido pelos jornalistas das redações dos jornais estudados (redatores-chefes, editores executivos, diretores de redação ou editores de fotografia). Constatou-se que mais de 50% dos jornais publicaram as fotografias do caso com suas respectivas legendas. Ao separar cada unidade de informação, verificou-se como a função informativa em cada caso promovia o diálogo entre o sentido imagético da fotografia e o sentido lógico do texto. A outra metade das fotografias publicadas formou predominantemente narrativas que facilitaram sua entrada na instância da imagem ao vivo, conceito elaborado por Bucci. Foi, enfim, possível concluir que a legenda fotográfica como unidade visual de fácil percepção do leitor cumpriu sua função informativa de dar suporte de sentido à imagem iconográfica em diálogo com outros módulos de texto do jornal, em geral, sob as seguintes tendências: 1) algumas legendas, redigidas com base nas unidades de informação, deram suporte de sentido à imagem; 2) algumas legendas continham apenas descrição do que se via na imagem e, portanto, não deram nenhum suporte de sentido à imagem; 3) e, outras, foram escritas com informações que não se relacionaram com as imagens e deram suporte de sentido à reportagem em geral e à mensagem sensacionalista que a maioria dos jornais pretendeu transmitir. |