Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Penteado, Marina Pereira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6577
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Resumo: |
Este trabalho propõe um estudo sobre como o ideal de Sonho Americano é percebido na década de 1990 através de narrativas estadunidenses que problematizam tal temática. Para tanto, o estudo foi realizado por meio da leitura comparativa de três romances: Pastoral americana (American Pastoral, 1997), de Philip Roth, Submundo (Underworld, 1997), de Don DeLillo, e Clube da luta (Fight Club, 1996), de Chuck Palahniuk. As obras foram examinadas com base em teorias que discutem o Sonho Americano e a literatura produzida nos Estados Unidos, bem como textos que analisam o período escolhido para estudo, com o propósito de levar em consideração as mudanças que ocorreram na última década do século XX e de que forma elas contribuíram para a crítica ao Sonho Americano. A pesquisa foi dividida em três partes, sendo cada uma delas centrada em um aspecto da temática escolhida, neste caso: família nuclear, progresso e excepcionalismo americano. Deste modo, meu estudo está centrado na defesa da ideia de que o Sonho Americano é percebido em consonância com as teorias que abordam a aura de exaustão do final do milênio, apontando para uma crise da utopia e tornando essa produção peculiar e de suma importância para uma compreensão mais ampla da tradição literária norte-americana que trata desse assunto |