O melodrama rodriguiano em A falecida e nas adaptações do teatro de Antunes Filho e do cinema de Leon Hirszman

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Magalhães Neto, Jorge Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25498
Resumo: Tomando como base os conceitos de Jean-Marie Thomasseau (1984) e de Peter Brooks (1995) pretendemos observar e discutir as características melodramáticas presentes na peça A falecida (1953), de Nelson Rodrigues; e, em seguida, na encenação dirigida por Antunes Filho (1989), e na adaptação cinematográfica de Leon Hirszman (1965). Este estudo entende que o melodrama é uma ferramenta basilar do repertório rodriguiano e busca avaliar como as transposições de A falecida para outras mídias se utilizaram dos recursos melodramáticos.