A presença do cinema brasileiro em Berlim e Cannes (2008-2021): estrutura de mercado e redes de exibição

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Velloso, Vitor da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/35115
Resumo: Esta dissertação visa demonstrar a presença e as formas de inserção do cinema brasileiro nas principais seleções dos festivais de Cannes e Berlim no recorte temporal de 2008-2021. Utilizando como referencial teórico o Film Festival Studies e as teorias sociais de Becker e Renato Ortiz, para construir as características do circuito de festivais, sua história e hierarquias. Para debatermos números do cinema brasileiro e a importância da seleção para a Palma de Ouro e Urso de Ouro, utilizamos os sites oficiais dos eventos e o Observatório do Cinema Brasileiro como base para exposição de alguns dados dos filmes que disputaram as mostras competitivas, como o número de salas ocupadas pelas respectivas obras e o número de espectadores. Para demonstrar a diferença, em números, entre filmes que circularam em Cannes e Berlim de outras obras, utilizamos filmes que foram premiados no Festival de Brasília, levantando os mesmos dados. Além disso, a análise comparativa entre a sinopse oficial e a sinopse disponibilizada no Press kit foi importante para demonstrar a distinção na apresentação desenvolvida para diferentes públicos. Assim foi possível notar que a seleção de um filme brasileiro para as duas principais mostras de Cannes e Berlim, não necessariamente garante uma boa distribuição no circuito comercial nacional, mas pode ajudar a conseguir contratos de distribuição melhores, ou maiores. Por fim, buscamos oferecer algumas perspectivas desse mercado cinematográfico para tentarmos mapear os graus de influência para uma inserção em festivais.