Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Mattos, André Zambam de |
Orientador(a): |
Rossini, Miriam de Souza |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/55385
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Resumo: |
O Cannes Lions Festival é o mais célebre festival mundial de publicidade, responsável por ditar tendências de mercado e consagrar profissionais e agências ganhadores de seus prêmios, os Leões. A área Films, para a qual se inscrevem as peças de audiovisual publicitário, é a fundadora do Festival e, até hoje, uma das mais cobiçadas. Ocorre, entretanto, que não há critérios publicizados ou concretos de avaliação das peças publicitárias e escolha das vencedoras, apenas um júri internacional de profissionais renomados com a orientação de premiar as propagandas mais criativas, ainda que tampouco seja estabelecido o que configura tal critério. Esta dissertação argumenta em direção a uma identidade de qualidade criativa reconhecida nos filmes vencedores do Festival, tendo como objetivo mapear e classificar as mudanças e permanências nas escolhas criativas das peças premiadas na área Films do Cannes Lions Festival entre 2002 e 2011, propondo uma visão do que é gerado pelo mercado e respaldado pela premiação. O principal critério adotado para distinguir as peças foi o relativo aos caminhos criativos escolhidos, definidos como de transgressão e/ou de ambiguidade, conceitos de Umberto Eco (1991 e 2001). O aporte teórico referente ao audiovisual é proveniente dos estudos de Jacques Aumont (1996) e Graeme Turner (1997), bem como o aprofundamento da pesquisa em publicidade se deu a partir das visões de Bigal (1999), Barreto (1982) e Domingos (2003). A submissão quantitativa de uma grande amostra de 131 comerciais vencedores a uma classificação com variáveis concernentes a audiovisual, criatividade e narrativa permitiu contabilizar os índices com maior e menor importância e constância na década e realizar cruzamentos a fim de perceber as tendências e relações entre as escolhas criativas para o audiovisual publicitário premiado ao longo do período. |