Histórias e ficção no regionalismo de Franklin Távora: uma proposta identitária na literatura do norte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Fernando Pereira dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22851
Resumo: A presente dissertação pretende investigar os caminhos traçados por Franklin Távora na busca por uma Literatura do Norte que fosse capaz de erigir um monumento literário onde o autêntico sertanejo, suas crenças, sua cultura e suas cores locais fossem colocados em destaque. Esta pesquisa debruça-se sobre sua principal e mais significativa obra, O Cabeleira, que traz consigo uma proposta de manifesto, ainda que não alardeada pelo próprio autor, em que se faz possível observar o quanto era desejável que sua visão acerca do sertanejo realmente fosse levada em consideração, diante daquilo que julgava ser uma europeização dos ideais do homem do Norte, tão distantes de sua verdadeira essência. Cabe a esta pesquisa compreender os caminhos que mais tarde consolidariam a prosa regionalista do modernismo, também capitaneada por um manifesto (o de Gilberto Freyre), claramente expresso como tal e igualmente desejoso de erigir uma literatura que valorizasse o monumento cultural do Nordeste, em todas as suas matizes e essências, fundando o regionalismo de 30 do modernismo brasileiro. Távora não fora necessariamente bem sucedido em sua época. Foi solitário, quase um mártir em defesa dos valores – e do homem – do Norte, mas fundamental para que o romance brasileiro, que dava seus primeiros e decisivos passos, pudesse conhecer mais do que simplesmente um ideal de sertanejo. Talvez houvesse um certo grau de ingenuidade em sua proposta, talvez houvesse alguma aversão ao homem Távora, progressista em suas posições ante uma sociedade por vezes conservadora em excesso. Independentemente das razões que, de certa forma, se mostraram dificultosas para a eventual adesão de entusiastas escritores à consolidação de seu projeto literário, o fato é que Távora o levou adiante, solitário e contínuo, produzindo sua obra literária e deixando seu legado de estudos histórico-literários sobre o Norte e seu povo. Ora buscando inspiração em sua história de vida, experiências pessoais e lembranças de família e infância, ora recorrendo aos tomos das Memórias Históricas da Província de Pernambuco, Franklin Távora construiu sua própria literatura, solitária e isoladamente, e ainda não recebeu o reconhecimento devido por sua considerável contribuição à literatura brasileira