Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Azevedo, Paula Carvalho Thyse de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Niterói
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23849
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Resumo: |
No atual momento do capitalismo, de corte financeiro-globalizado, identificado a partir das últimas décadas do século XX, em que as esferas da vida na contemporaneidade vêm sendo tomadas por processos de espetacularização de diversas formas, projetos pontuais emergem buscando promover, a partir da imagem, a venda das cidades num suposto mercado global. Neste contexto, grandes equipamentos culturais, principalmente os museus contemporâneos, assumem um dos papéis principais nestes projetos. Desenvolvidos por arquitetos do starsystem, a arquitetura destes equipamentos deve produzir um espetáculo suficiente para transformá-los em âncoras, capazes de atrair turismo e investimentos para estas renovadas áreas urbanas. A presente dissertação se debruça sobre o assunto, buscando apresentar esse novo tipo de planejamento urbano atrelado à arquitetura contemporânea, espetacular e emblemática, desses equipamentos e, também, sobre as transformações por quais passam os museus a partir do momento em que a cultura e a economia caminham uma em direção à outra. Utilizando o Museu do Amanhã, inserido no projeto Porto Maravilha, como objeto de estudo da presente pesquisa, busca-se demonstrar como tais tendências mundiais urbanísticas e arquitetônicas foram aplicadas e reproduzidas na cidade do Rio de Janeiro. Tal realidade, por sua vez, tem se apresentado claramente fugaz no período imediatamente após o espetáculo Olímpico de 2016. |