Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Effgen, Augusto Ricardo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Niterói
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22018
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Resumo: |
Nesse estudo analisa-se a construção das imagens régias nas crônicas de Fernão Lopes, escritas na primeira metade do século XV. Além das três crônicas reconhecidas como de sua autoria, Crônica de D. Pedro, Crônica de D. Fernando e Crônica de D. João I, foi inserida, no conjunto de sua obra, a Crônica de Portugal de 1419. Sucedendo a dinastia de Borgonha, a dinastia de Avis ascendeu ao poder possuindo D. João I, o mestre de Avis, como seu primeiro monarca. Produzidas sob o incentivo da casa real de Avis, essas crônicas fazem parte do projeto de legitimação e afirmação dessa nova dinastia. Em seu conteúdo textual são estudadas as imagens régias passiveis de serem classificadas como modelos ou contramodelos de reis portugueses. A partir da análise semântica que privilegia as relações de associação, oposição e identidade, busca-se compreender os processos de construção dessas imagens. Demonstrando as qualidades, vícios e virtudes inerentes a cada uma delas, foram selecionadas as imagens de D. Afonso Henriques, D. Dinis e D. João I como imagens de reis modelares, e as de D. Fernando e D. Sancho II como contramodelos de reis |