Video games de RPG e a aquisição multimodal de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Leão, Luciana Braga Carneiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10345
Resumo: A presente pesquisa defende que a multimodalidade (KRESS, 2004) presente em jogos de role-playing game (RPG) para vídeo games podem proporcionar a aquisição lexical de Inglês como Língua Estrangeira (ILE). Esse ganho linguístico parece possível porque esse gênero de jogo apresenta leitura extensiva e imersa em um ambiente multimodal, o que permitiria redundância de informações via diferentes modos, numa situação de aprendizagem de línguas baseada em tarefas reais, o que parece levar à compreensão de itens lexicais desconhecidos. Para tal, basear-se-á nos princípios da Linguística Cognitiva (LAKOFF, 1987) como base teórica, e adotar-se-á a metodologia de base qualitativa como meio de coleta e análise de dados. Os participantes da pesquisa serão aprendizes de língua inglesa de nível iniciante e que têm por costume jogar vídeo games como opção de lazer. Assim sendo, a presente pesquisa buscará compreender como um ambiente multimodal de uso da LE pode facilitar a compreensão e consequente apreensão da mesma, e como o processamento da informação redundante se dá durante as sessões de jogo