Imagens da solidão melancólica nos Filmes de Sofia Coppola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rosemberg, Iza Marcialina Meireles
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Comunicação e Territorialidades
Centro de Artes
UFES
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufes.br/handle/10/14777
Resumo: Esta pesquisa consiste no estudo sistemático dos seis longas-metragens dirigidos por Sofia Coppola: As virgens suicidas (The virgin suicides, 1999), Encontros e desencontros (Lost in translation, 2003), Maria Antonieta (Maria Antoniette, 2006), Um lugar qualquer (Somewhere – 2010), Bling Ring - A Gangue de Hollywood (The Bling Ring – 2013) e O estranho que nós amamos (The Beguiled – 2017). A pesquisa apresenta o conceito de solidão, nos termos de sua complexidade, como um fenômeno humano; solidão melancólica como traço comum às personagens das obras analisadas, assim como o cotidiano tão marcante nos filmes; contempla as nuances da solidão na obra da diretora; contextualiza o papel desempenhado pela mulher no âmbito do cinema; e a analisa as estruturas de imagem e som como um todo, a partir da seleção de cenas específicas que se traduzem como emblemáticas para a análise da correlação entre cinema e solidão melancólica na obra da cineasta.