Entre a cruz e a enxada: a igreja católica e a extensão rural no imaginário camponês - um estudo no engenho Cipó, Areia-PB.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1993
Autor(a) principal: LEÓN, Adriano Azevedo Gomes de.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2308
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o imaginário de ex-moradores e hoje proprietários de um engenho de rapadura no município de Areia-PB, em relação à Extensão Rural e Igreja Católica, agentes externos atuantes na área após a conquista da terra. Após a desapropriação oficial implementada pela FUNDAP, 32 famílias foram assentadas. Ao assumirem o papel de pequenos produtores, essas famílias substituíram a cultura da cana-de-açúcar pela cultura da banana, para escaparem do domínio da usina de açúcar local. Passaram, assim, de meros fornecedores de matéria-prima para produtores de uma cultura agrícola capaz de inseri-los em um mercado mais aberto, garantindo-lhes o suporte financeiro para as unidades produtivas familiares. Uma nova condição de proprietários da terra e os recentes contatos com a Extensão Rural e a Igreja Católica contribuíram para a construção de uma nova identidade entre os indivíduos assentados, decorrente da mudança na interação homem-terra-trabalho. O real sentido de modernização repassado pelas duas instituições que atuam na área destes assentados é ainda uma imposição de um modelo que não contempla a produção familiar como fundamento da posse e uso da terra. As ambiguidades resultantes de tal situação estão expressas nos discursos dos informantes e sob os signos do seu imaginário social. Os dados aqui analisados foram obtidos através de abordagens essencialmente qualitativas em uma pesquisa de campo realizada de julho a dezembro de 1991.