A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros.
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12645 |
Resumo: | Esta investigação situa-se na área do design da informação e tem como objeto de estudo capas de livros analisadas sob a perspectiva da cor. Considerando que, para quase um terço dos leitores brasileiros, o tema é o principal fator para escolha de um livro e que uma parcela significativa deles afirma eleger um livro por meio da capa, destaca-se a importância que esta adquire na captação da atenção e na identificação do assunto da obra. Sabe-se que as cores podem sugerir significados derivados de associações culturais e sociais, contudo há pouco conhecimento sobre sua interferência na compreensão de mensagens visuais. Nesse contexto, o presente estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo verificar se as cores das capas de livros interferem na identificação pelo público leitor do assunto genérico da obra. A metodologia da pesquisa foi dividida em duas etapas: análise visual e experimento. A primeira etapa baseou-se em conceitos fundamentais da teoria da Gestalt para selecionar o corpus da pesquisa e em conceitos da semiótica para a análise semântica da imagem gráfica. Foram selecionadas quatro capas que atenderam aos seguintes critérios: (1) composições monocromáticas, (2) alto grau de pregnância, (3) sem indicação do assunto do livro por meio de imagens e/ou textos. Para o experimento, foram utilizados dois questionários on-line, respondidos por dois grupos distintos de 100 adultos alfabetizados cada. Para o Grupo A, os questionários continham imagens das capas de livros em suas cores originais; enquanto o Grupo B observou imagens das mesmas capas com as cores modificadas por meio de software. Após visualizarem as imagens das capas, os participantes foram solicitados a indicar os assuntos tratados nos livros e a informar o que influenciou sua escolha. Pela grande dispersão observada nas respostas, foi verificado que o design das capas testadas gerou ambiguidade na identificação da temática dos livros. Contudo, as diferenças observadas nas respostas indicam ter ocorrido alguma influência de associações simbólicas das cores na interpretação do assunto dos livros pelos potenciais leitores, por ser a única variável entre os questionários. Foi possível concluir, no âmbito desta pesquisa, que o uso da cor com aproximação ao campo semântico do tema se mostrou relevante para a produção de sentidos relativos ao conteúdo da obra, mediante visualização da capa. Os resultados indicam que a influência das cores para a produção de sentidos pode variar de acordo com sua relação com os outros elementos visuais e todo o contexto da composição gráfica. |