As “cartas de amor”, o “guia e o livro dos namorados”: escritas de si e lições de comportamento para o masculino e o feminino.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: SOARES, Maria do Socorro.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28360
Resumo: Esta dissertação de mestrado analisa os manuais de namoro, datados dos anos de 1950 e as correspondências de homens e de mulheres nos anos de 1980 e de 1990 do século passado. Nas primeiras fontes, analisamos as representações produzidas para os homens, discutindo o ideal do comportamento masculino e feminino para edificação da família nuclear; nas cartas, analisamos as representações sobre os sentimentos, como marcador diferencial das relações de gêneros, refletindo a política de identidade produzida para o masculino e o feminino. Para operacionalizar os dados da pesquisa, buscamos atender aos seguintes objetivos: problematizar as construções identitárias para o masculino e o feminino e a idealização da felicidade conjugal, percebendo as diferenças atribuídas a homens e a mulheres nas narrativas de dois manuais de namoros, e sua relação com os sentimentos e as emoções, presentes nas cartas de amor; discutir a diferença entre a escrita masculina e a feminina sobre os sentimentos, como o amor, a saudade, o medo, sonhos, entre outros, presentes nas cartas de amor; e por último, discutimos as representações de gêneros presentes nas cartas de amor e suas relações com as transformações que estavam ocorrendo na época; Considerando que os manuais de namoro e as cartas são artefatos culturais que dão visibilidade e dizibilidade às relações humanas e sociais, visto que são escritas de si e através delas, os indivíduos modernos constituem identidades para si e para os outros, então trabalhamos do ponto de vista metodológico com o conceito de representações. A dissertação está estruturada em três capítulos.