Narrativa visual: terra, trabalho e memória na construção da identidade étnica da comunidade quilombola Grilo.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: LIMA, Rosilene Cassiano Silva Alves de.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12143
Resumo: A Fotoetnografia é o uso da fotografia enquanto forma de narrativa etnográfica. Nesta pesquisa, trata-se de uma narrativa histórico-sociocultural com fotografias da comunidade quilombola rural Grilo, na cidade de Riachão do Bacamarte – PB. Esta comunidade apresenta ancestralidade negra, compartilha de um mesmo território e de uma mesma cultura, e desde 2006, com o reconhecimento de comunidade remanescente de quilombo estar construindo a sua identidade étnica quilombola. A Fotoetnografia, originária da Antropologia (Antropologia Visual), vem sendo empregada nas mais diversas áreas do conhecimento no âmbito das ciências humanas e sociais. Esta metodologia consiste no estudo do sujeito diretamente na realidade onde ele se insere. O objetivo desta pesquisa é o de apresentar a Fotoetnografia Histórico – sociocultural desta comunidade quilombola através de uma narração com imagens fotográfica. A fotografia, enquanto recurso visual permite apresentar a comunidade em diferentes perspectivas do seu cotidiano. As fotografias foram produzidas durante o semestre de 2016 a 2018 na comunidade, onde se procurou conviver próximo aos interlocutores/as quilombolas Grilo em seus afazeres do dia a dia. O tempo prolongado de vivência na comunidade contribuiu decisivamente para o resultado das imagens e prática de campo. A Fotoetnografia método proposto por (ACHUTTI, 2004), baseia-se numa sequência lógica do fenômeno estudado. No caso desta investigação, propomos uma adaptação do método para uma narrativa Fotoetnografia histórico-sociocultural com fotografias produzidas no Grilo junto aos interlocutores da pesquisa. Nossa ação teve como objetivos dar visibilidade as práticas socioculturais das pessoas que vivem na comunidade quilombola Grilo, um espaço de ancestralidade, ruralidade e patrimônio cultural na dimensão paisagística e imaterial. E demonstrar o potencial narrativo das imagens fotográficas no campo das Ciências Humanas (História). Desse modo, as narrativas textuais foram desenvolvidas com observações subjetivas (e por vezes poéticas) que, normalmente, não são reveladas, em produções científicas, porém necessárias por se aproximar do texto imagético. As fotografias expostas, os textos escritos nesta dissertação procuram compor um todo, ou seja, uma narrativa coerente sobre a etnografia histórico-sociocultural da comunidade quilombola estudada. Valoriza-se, deste modo, o caráter de descrição visual inerente à fotografia, especialmente, enquanto de apreensão de uma dada realidade. Com a narração fotográfica busca-se mostrar que é possível fazer uso da fotografia para tratar de temas relacionados a grupos sociais e sua cultura, visto que tais imagens compõem elementos da narrativa visual para subsidiar análise acerca de vários aspectos como: históricos, ambientais, políticos e sociocultural das comunidades quilombolas. As imagens fotográficas selecionadas superam o aspecto meramente de ilustração adquirindo autonomia sem se sobrepor ao texto escrito, com funções de registro e memória para se firmar enquanto ferramenta de investigação e produção de conhecimento.