Revista p’ra você: uma história das seduções do moderno no Recife do ano 1930.
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/630 |
Resumo: | A presente dissertação tem como pressuposto esmiuçar o imagético da Revista Semanal Ilustrada P’ra Você, oriunda da cidade de Recife – PE no ano de 1930. Este periódico emergiu na “Paris Nordestina”, tomando como ponto de partida a abordagem de três questões vinculadas ao cotidiano nos tempos modernos: o viver na urbe recifense no ano já mencionado, o vestir-se nessa mesma cidade assim como o a experimentação do lazer através do cinema. Escrita por homens e publicada para mulheres, P’ra Você é referência na imprensa recifense até dias atuais, seja pelo seu corpo editorial de peso, tal qual Sergio Buarque de Holanda, ou seja pela estética, desenvolvida nas primeiras edições por Lula Cardoso. Estabelecemos como objetivo principal enxergar como na cidade já mencionada, na década de 1930, a Revista P’ra Você projetou a representação de indivíduo moderno através de aspectos culturais multifacetados da urbe. Para sua funcionalidade e efetivação, tal objetivo precisa atender a certos objetivos específicos, quais sejam: a) Observar e analisar a construção da identidade do indivíduo “moderno” através dos dizeres presentes na revista, tais como colunas de moda, crônicas, prosas e poesias, e das imagens intrínsecas aos textos escritos na mesma; b) Problematizar o uso dos objetos tidos como “modernos”, no período já mencionado; c) Avaliar e compreender como os signos do moderno modificaram o cotidiano e os costumes da cidade já mencionada no ano de 1930. Como referencial teórico metodológico adotamos o conceito de Representação desenvolvido por Roger Chartier e o paradigma indiciário do italiano Carlo Guinzburg. Manteremo-nos, por assim dizer, num constante embate entre o moderno e o tradicional, persistindo em tratar das peculiaridades nos discursos emitidos no periódico e as imagens vinculadas a estes. Acreditamos que esta pesquisa foi de fundamental relevância para desvendar o emaranhado de realidades da urbe recifense, já que transitamos entre sonhos, medos, esperanças e decepções dos viventes pernambucanos do início deste século, conseguindo traduzir todas estas afluências para o corpo deste texto. Deste modo, concluímos que a Revista P’ra Você é um objeto rico e amplo, coberto por complexas dualidades, detalhes e representações que são fundamentais para o entendimento construído nesta dissertação a Respeito de seus leitores e leitoras. |