Brincando no (canto-que-dança) do Ijexá com o bumba-meu-boi: teatro do encantamento da ancestralidade africana em Fortaleza a cidade tan-tan

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Francisco Wellington Pará dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20087
Resumo: A Tese Brincando no (Canto-que-Dança) do Ijexá com o Bumba-meu-Boi: Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan, tem por objetivo aprofundar estudos da minha dissertação de mestrado. No referido trabalho movimentávamos uma discussão na intenção de fazer o pensamento cantar e dançar como festivamente ensina a cultura tradicional africana de matriz ioruba, a fim de elencar possibilidades para a construção de uma Educação Teatral assentada na Ancestralidade Africana e na Afrodescendência. Agora, no doutorado, a proposta é focar-se na ritualística de saberes do Candomblé Ketu. Daí fazer batucar o Movimento (Canto-que-Dança) do Ijexá: Exu-Oxum-Logun com o Brinquedo Afro Ancestral do Bumba-meu-Boi. Quando o Ijexá Movimenta o Bumba-meu-Boi, c@ntando a história da minha descendência, dessa conexão nasce meu feto-filho – Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana – parido no meu útero negro. Nosso projeto, orientado pelos conceitos da Ancestralidade Africana e da Afrodescendência quer plantar os Fundamentos Afrodescendentes de uma Educação Teatral, tendo por base uma oralidade toda minha. O que desejamos é nos emprenhar com uma experiência outra no sentido de mobilizar e desenvolver o corpo para uma expressividade teatral orgulhosamente afrodescendente. Ao final dos trabalhos instituir uma alternativa de Educação em Teatro que não nos oprima nem nos agrida por sermos as pessoas que somos.