Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Luciano Jr., ANOR
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Orientador(a): |
Luís da Silva Barbosa, Joel
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Banca de defesa: |
Moreira, Marcos dos Santos
,
Lage, Marcos Botelho
,
Brandão, José Maurício Valle
,
Mendes, Wellington Mendes da Silva Filho
,
Barbosa, Joel Luís da Silva
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Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
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Departamento: |
Escola de Música
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37102
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência didática e de performance musical instrumental aplicada na Banda Sinfônica da UFMG. Formada por alunos, monitores e bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão do Curso de Extensão chamado Projeto Bandas, cujo trabalho iniciou-se no ano de 1998 na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte/MG. O projeto passou por quatro etapas, pelas quais fui responsável pela concepção, coordenação pedagógico-artística e regente das três bandas nos seus três níveis: iniciação, intermediário e avançado. A fundamentação teórica praticada no projeto bandas coincide com as teorias selecionadas para este estudo, a saber: a Praxial, de autoria do filósofo e Educador Musical David J. Elliott (1995) e a teoria de O Ritmo: origens, funções e acentuações, de autoria de Mathis Lussy (1874) – esta última, inserida no quarto capítulo do seu L´Traitè de L´Expression Musicale. Trata-se de uma pesquisa-ação – quando o autor se insere com o grupo desde a sua gênese – e de observação participante – “quando o pesquisador em educação estaria em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico” (LAKATOS, 1991, p. 194). Ficou evidenciado ao longo desta experiência, uma prática educacional coerente com as filosofias educacionais preconizadas por Elliott e Lussy. |