Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Giardini, Mônica |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18112013-120913/
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Resumo: |
A presente tese enfoca os processos composicionais de Edmundo Villani-Côrtes na sua Sinfonia nº 1 para Orquestra de Sopros. O estudo investiga as fronteiras da brasilidade popular e erudita da escrita do compositor, assim como o tipo de ferramentas que ele utiliza para escrever para banda sinfônica através da análise da obra escolhida. Defendemos a ideia de que sua literatura musical para banda sinfônica é inovadora por ter um tratamento orquestral diferenciado para essa formação, numa escrita erudita com conteúdos temáticos vindos da música popular. Do estudo, concluímos que o compositor tem uma assinatura ímpar na sua linguagem musical e apresenta-se como um autor representante da autenticidade brasileira. |