Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Ferrari, Flávio Azevedo |
Orientador(a): |
Anastácio, Sílvia Maria Guerra |
Banca de defesa: |
Holzhausen, Marlene,
Macedo, Anne Greice Soares Ribeiro |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Letras
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26315
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Resumo: |
presente estudo analisou o processo de criação de um audiolivro baseado no romance A Guerra dos Mundos (1898), de H.G Wells, que foi traduzido para a língua portuguesa e adaptado para uma peça radiofônica. Nessa recriação da obra de Wells, uma das mais icônicas histórias da literatura de ficção-científica, a trama foi atualizada para os dias de hoje e assumiu características da estética radiofônica, em que a voz desempenha o papel do protagonista de um teatro da mente. Com ênfase em estudos sobre Crítica Genética, Adaptação e Peça Radiofônica, buscou-se propor possíveis interpretações acerca desse processo criativo transartístico e de autoria colaborativa. Para a análise do processo em questão, constituiu-se dossiê genético contendo documentos de processo digitais, impressos e autógrafos. Posteriormente, foi feita uma edição genética vertical seletiva, que se concentrou no estudo de documentos que registraram as principais estratégias de adaptação utilizadas pelos autores para transpor a história de Wells para outra mídia e outro gênero artístico. A narrativa foi condensada para a duração de uma peça radiofônica; novos personagens foram criados, outros fundidos ou suprimidos; e houve priorização dos conflitos dramáticos do texto de partida. |