Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Amorim, Ana Maria Paranhos de
|
Orientador(a): |
Santos, Vaninha Vieira dos
|
Banca de defesa: |
Santos, Vaninha Vieira dos
,
Maciel, Rita Suzana Pitangueira
,
Vivacqua, Adriana Santarosa
,
Salgado, Luciana Cardoso de Castro
,
Machado, Letícia dos Santos
|
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP)
|
Departamento: |
Instituto de Computação - IC
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36986
|
Resumo: |
Crowdsourcing é um novo conceito associado à resolução de problemas onde a multidão é o seu elemento principal. Saber o que leva esse público a participar de projetos crowdsourcing é um desafio, assim como construir projetos que atraiam esse público. Nossos estudos se concentraram em dois aspectos. Primeiro, na investigação do planejamento e desenvolvimento de projetos crowdsourcing, e segundo na identificação dos fatores que levam as pessoas a colaborar com esses projetos. O crowdsourcing tem uma estrutura dinâmica onde o conhecimento, a resolução de problemas e, às vezes, a tomada de decisões podem ser atribuídos a membros desconhecidos da multidão. Essas características únicas do crowdsourcing devem ser consideradas em seu processo de construção. Nesta tese, nosso objetivo é investigar projetos crowdsourcing sob duas perspectivas. Do ponto de vista do desenvolvedor, investigamos a construção do crowdsourcing. E da perspectiva do usuário, investigamos os fatores que motivam os usuários a colaborar nesses projetos. Para atingir esse objetivo, realizamos diversos estudos, utilizando um método de pesquisa qualitativa exploratória. A investigação do processo de construção e a investigação da motivação dos usuários seguiram os mesmos procedimentos: (i) estudos selecionados por meio de revisão de literatura e (ii) entrevistas semiestruturadas com desenvolvedores e usuários. Como a população de idosos está em constante crescimento e é pouco estudada no campo tecnológico, nosso estudo de motivação teve como foco esse público. Realizamos entrevistas com 40 idosos com mais de 60 anos. A análise das entrevistas sugere que os idosos são motivados por tarefas dinâmicas, que estimulam sua curiosidade, aumentam seus conhecimentos e habilidades, tarefas que os ajudam a cuidar de sua saúde física e mental e, principalmente, por tarefas relacionadas a causas altruístas. Com os resultados dos estudos, propusemos um modelo de processo para construção de projetos crowdsourcing e um modelo de motivação em crowdsourcing voltado para idosos, ambos para serem usados como guia por gestores e desenvolvedores de software. |