Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Otelo, Renata Celina de Morais
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Orientador(a): |
Amoroso, Daniela Maria |
Banca de defesa: |
Ferraz, Fernando Marques Camargo,
Silva, Sebastião de Sales,
Amoroso, Daniela Maria,
Arrais, Joubert de Albuquerque,
Vieira, Marcílio de Souza,
Vicente, Ana Valéria Ramos,
Machado, Lara Rodrigues |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
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Departamento: |
Escola de Dança
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como tema central a dança da Ciranda pernambucana presidida por Lia de Itamaracá com levantamentoS de seu contexto histórico, diaspórico e cultural. A partir dela, tecemos uma proposta pedagógica costurada por vias conceituais do campo da arte, da dança e da educação tendo como referências autores como Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho, entre outros.as e documentos que subsidiam a educação brasileira. Assumimos a contextualização, o batucar, cantar e dançar como alicerces que a fundamentam em uma proposta que foi elaborada no intuito de viabilizar um processo de mediação em danças populares, tendo a Ciranda como nossa base investigativa. Realizada enquanto conhecimento teórico-prático, tivemos vivências no solo brasileiro em aulas e laboratórios corporais realizados na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA e pudemos experimentar essas proposições também no território mexicano durante o intercâmbio na Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello com estudantes da graduação em dança. A metodologia da pesquisa se deu na perspectiva da etnocenologia trazendo Pradier e Amoroso no escopo teórico e a etnopesquisa crítica de Roberto Macedo, que contribuíram para o entendimento do fenômeno cultural cênico assim como com nossa implicação e escolha do que tornar conteúdo formativo desta dança. |