Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Lopes, David Santana
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Orientador(a): |
Lira-da-Silva, Rejane Maria
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Banca de defesa: |
Alves, Lynn Rosalina Gama
,
Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
,
Francisco, Deise Juliana
,
Almeida, Rosileia Oliveira de
,
Moura Júnior, Romero Mendes Freire de
,
Lira-da-Silva, Rejane Maria |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC)
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37424
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Resumo: |
Na Cultura Digital, as produções audiovisuais e sonoras são clássicos artefatos pedagógicos adotados na prática em sala de aula. Imerso nesse contexto está o processo de mediação desses artefatos digitais nos ambientes educativos perpassa uma articulação entre a formação inicial/continuada de professores frente as crescentes demandas formativas de uma sociedade plataformizada e dependente de serviços disponibilizados por tais meios digitais. Neste sentido, questiona-se: de que forma as mídias audiovisuais e sonoras estão presentes e como influenciam a formação inicial de professores das Ciências da Natureza frente aos mecanismos engendrados na dinâmica da Plataformização? Para isso, a presente pesquisa objetivou analisar como os diferentes campos de força interferem na formação de licenciandos em Biologia, Química e Física ao interagirem com mídias audiovisuais e sonoras plataformizadas. Para isso, esse estudo seguiu a Teoria do Agir-Comunicativo de Habermas, dialogando com as novas estruturas infocomunicacionais impulsionadas pelas Plataformas Digitais. Nesse sentido, este estudo multipaper seguiu o método qualitativo, tendo a participação de 30 participantes formados por professores (4) e estudantes (11) das Licenciaturas em Biologia, Química e Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de criadores de conteúdo digital (15) de podcasts de divulgação científica. Os procedimentos metodológicos adotados foram do tipo bibliográfico (uma revisão sistemática; uma análise documental e um estudo teórico) e do tipo empírico (com os outros dois artigos a partir de entrevistas semiestruturadas) totalizando 5 artigos. Para a sistematização das informações produzidas, foi utilizado o software IRaMuTeQ que auxiliou no processo da Análise Crítica do Discurso proposta por Norman Fairclough. No que tange os aspectos éticos é válido apontar ainda que o presente estudo orientou-se pelos princípios éticos da pesquisa, tendo aprovação deferida pelo CEPEE da UFBA (Parecer n° 4248666). Desta forma, o conjunto de produções presentes nesta tese suscitaram discussões e críticas em torno do caráter essencialmente instrumentalizador ainda presente na literatura científica de Biologia, Química e Física diante da interação com tecnologias digitais; do foco exacerbado em torno de abordagens como a Steam e a CTSA; estruturas curriculares das licenciaturas das Ciências da Natureza (das principais universidades do Brasil, além da própria UFBA), deficitárias em componentes voltados às demandas digitais de seus discentes, além dos desafios formativos de licenciandos durante o Ensino Remoto, como no caso de bolsistas do Residência Pedagógica. Tais obstáculos significaram direcionar o processo de ensino para outros artefatos digitais, como os podcasts voltados à divulgação científica, juntamente com novas formas de avaliação do contexto formativo em questão e na elaboração de projetos ou planos de ensino adaptados ao fenômeno da Plataformização, sistematizados aqui através das relações e elementos sugeridos no Modelo de Construção de Identidades Digitais Aparentes (MCIDA). Portanto, as características plataformizadas da sociedade contemporânea contaminam o campo educacional tanto no pensar como no fazer docente, contudo ainda é preciso cautela ao dialogar com tais meios digitais dataficantes e que performatizam seus usuários, como professores atuantes e em formação, incluindo, aqueles das áreas das Ciências da Natureza. |