Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Leal, Eleonora Ferreira
Orientador(a): Coutinho, Denise Maria Barreto
Banca de defesa: Coutinho, Denise Maria Barreto, Silva, Hebe Alves da, Domenici, Eloisa Leite, Hernandez, Marcia Maria Strazzacappa, Brigida, Miguel Santa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27314
Resumo: Esta pesquisa tem como ponto de partida epistemo-metodológico a etnopesquisa. Como o foco é a prática exercida pelos professores de dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA, conjunto do qual faço parte, insiro-me aqui na tentativa de realizar uma autoetnografia, complementada com um Estudo de Caso. Desse modo, pretendo responder a seguinte pergunta: A colaboração em Dança é apenas um fenômeno do mundo contemporâneo, presente em diversas áreas do conhecimento, ou pode ser descrita como um dispositivo teórico-metodológico, tanto artístico quanto pedagógico? O objetivo, portanto, é mapear e discutir este saber-fazer presente na prática docente da escola, o Processo Criativo Colaborativo – PCC como meio de aprendizagem artística e acadêmica. Trata-se de um saber-fazer introduzido pela docente e dançarina Eni Corrêa, na década de 1970, no Grupo Coreográfico da ETDUFPA, e desenvolvido pelos novos artistas-professores nos cursos livres e que permaneceu no curso técnico, com o propósito de potencializar a criação individual e coletiva dos intérpretes-criadores. Para afirmar que esse saber-fazer está há mais de duas décadas na escola, o estudo reúne, de modo analítico, os procedimentos aplicados para o PCC na condição de dispositivo teórico-metodológico em dança. Registra também os procedimentos desenvolvidos pelos docentes para o aprendizado do PCC, a partir dos vestígios encontrados nos mais diversos tipos de documentos existentes na escola, como fotografias, reportagens e relatos das experiências dos docentes introdutores desse processo artístico-pedagógico. A colaboração é tomada como um eixo norteador das atividades de ensino e de aprendizagem dos processos criativos dos docentes de dança da ETDUFPA. Ampliar o horizonte teórico sobre PCC pode viabilizar o treinamento de um dispositivo que ainda não se encontra formalizado em livros e textos acadêmicos; permitirá também que o abordemos metodologicamente em sala de aula, nas escolas de dança e em processos artísticos. A história da ETDUFPA e o trajeto dos seus professores auxiliam a evidenciar o dispositivo teórico-metodológico do PCC nesta escola.