Movediço estudo de chão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bispo, Jairson Pereira
Orientador(a): Moura, Gilsamara
Banca de defesa: Amoroso, Daniela, Brito, Marcelo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: ESCOLA DE DANÇA
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33955
Resumo: Esta pesquisa é resultado de estudos em dança e de situações criadas pelo corpo que dança, assim como, dos acontecimentos que surgem nestes processos, tendo como ignição o contato "curioso" com o chão, tratado aqui como movediço, entendido para além da significação de superfície de apoio, plana e lisa. Para tal, compartilham-se aqui correspondências, cartas e pistas que intentam criar um campo de acepções, fricções e relações com o chão e conduzir ao exercício de inventar assuntos com o chão, fazendo dançar os chãos que constituem o corpo, sua história, memória, vivência e presença. A conversação proposta faz parte de um processo de criação em rede no qual participam artistas e estudantes de dança, além de Achille Mbembe, Frantz Fanon, Adriana Bittencourt, Helena Katz, André Lepecki, entre outros e outras. Esta pesquisa trata-se de uma proposta de estudos do corpo e da gravidade política que proporciona seus passos; de uma curiosidade sobre como pisamos o chão; de perguntas sobre as possíveis construções relacionais entre pessoas e coisas e o desdobramento destas proposições na prática pedagógica estabelecida em um determinado contexto de dança. Leva em conta a constituição de ausências ou presenças a partir do chão, do chão conquistado e/ou negado, do chão movediço. É um modo de se pensar corpo no espaço e como espaço, interpessoal e de poder. É um exercício de pergunta ao tempo.