A dança tribal na caravana Nordeste do Brasil: corpo mídias dançantes no reposicionamento de questões STÕES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Melo, Caique Silva lattes
Orientador(a): Silva, Márcia Virgínia Mignac da
Banca de defesa: Silva, Márcia Virgínia Mignac da, Moura, Gilsamara, Katz, Helena Tania
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Departamento: Escola de Dança
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36746
Resumo: Esta dissertação teve por objeto de estudo a dança Tribal Fusion produzida na região nordeste do Brasil. Nesse sentido, apresentou como questão de pesquisa o modo como as artistas entendem a fusão das danças étnicas na concepção da Dança Tribal Fusion, sejam artistas que promovem e participam da Caravana Tribal Nordeste, ou outras artistas e pesquisadoras da região nordeste. A partir daí a Dança Tribal Fusion é analisada com vistas a chamar a atenção para a complexidade na abordagem de fusão no campo de pesquisa, com o interesse em questões que pareceram estar desapercebidas, a começar pela escolha do nome fusão para identificar a dança a qual se refere. A proposta é apontar à inadequação do uso dessa expressão, justamente por se tratar de um fenômeno que não cessa no ato de “fundir-se”. Neste sentido, parte-se do pressuposto que a criação em fusão, como um fenômeno da cultura, se dá por fluxos contaminatórios inestancáveis. A Caravana Tribal Nordeste constituiu-se no corpus da pesquisa, justamente porque suas dançarinas em suas criações se aproximam do que seja uma “Dança Fusão” em movência, que se difere de uma dança “fundida”. Além disso, a Caravana Tribal Nordeste dá visibilidade aos moveres locais e aparentemente contra hegemônicos, pois se contrapõe a uma tendência mercadológica que prioriza produções artísticas hegemonicamente estabelecidas. O referencial teórico prioriza a Teoria Corpomídia, das pesquisadoras Katz e Greiner (2005), uma vez que ajuda a entender o corpo que dança como mídia das trocas que ocorrem com ambiente. Além disso, mostra-se fundamental a contribuição de autores como BEZERRA (2017), VASCONCELOS (2019), OLIVEIRA (2019), ANDRADE (2011), SCHULZE (2013), HAN (2019) e WILLIAM (2019). A abordagem metodológica combina revisão bibliográfica, pesquisa de campo via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e a análise crítica das movências da Caravana Tribal Nordeste. E por fim, a pesquisa apresentou as obras artísticas de autorias de dançarinas da Caravana Tribal Nordeste, a fim de aproximar a abordagem teórica com as produções artísticas.