Cegueira e cegueiras na multirreferencialidade: construção de conhecimentos, música e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Freitas Neto, Albérico Salgueiro de
Orientador(a): Ponczek, Roberto Leon
Banca de defesa: Ribeiro, Núbia Moura, Galeffi, Dante Augusto, Oliveira, Alda de Jesus, Perrone, Maria da Conceição Costa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18893
Resumo: O caráter subjetivo desta pesquisa emprega etnopesquisa multirreferencial crítica, em uma compreensão dos campos de sentido que emergem e submergem no mundo relacionado à cegueira. Os sujeitos cegos estão presentes em dois campos de interação com o pesquisador: i) em trabalhos da literatura universal, religião, mitos, ciências e imagens (sejam pintadas, desenhadas, fotografadas ou filmadas). Particularmente em referências de músicos cegos e canções que abordam esta questão; ii) em pessoas presentes na vida do pesquisador em situações cotidianas na rua, ou como professor de música em uma instituição, no último caso, como servidor municipal e professor de música na cidade de Salvador, Bahia, lotado de janeiro de 2007 a março de 2014 no Instituto de Cegos da Bahia. Um mapa conceitual foi delineado sobre como o conceito cegueira percola na difusão do conhecimento. Isto se realizou no intuito de desenvolver uma leitura multirreferencial da cegueira, com contribuição oriunda das experiências pedagógicas e leituras sobre cegueira e autores cegos, bem como enquanto profissional e na vida pessoal com intelectuais cegos. Revisaram-se os lugares social e institucional da cegueira na história da assistência. Estudou-se também a história da relação entre cegueira e música, resultando em uma análise conceitual de imagens contendo esta relação. O trabalho também constrói leituras e análises da cegueira em uma política de sentido, revelando seu aspecto multirreferencial como complexo, diverso, polifônico e heterogêneo. Começando em uma visão compreensiva da cegueira, o pesquisador foca em sua prática de sala de aula como espaço multirreferencial de aprendizagem. É construída uma base teórica de educação musical como parte essencial da prática, e suas reflexões foram sistematicamente documentadas em diário de campo. Para compor os procedimentos do estudo de caso e sua relação com a música, descrições e análises da evolução musical de três estudantes foram tomadas como unidades de pesquisa. O trabalho finaliza com uma proposta de uma modelagem compreensiva da relação entre o mundo individual e social da cegueira. Especificamente, esta modelagem se relaciona com o mapa conceitual e política social de educação musical. Esta tese intenciona um processo de destigmatização dos atributos associados ao cego, uma elucidação da alienação sobre a cegueira, destituição de sua identidade deteriorada. Precisa-se de uma refacção da ideia de cegueira em uma nova base conceitual. O argumento aqui é que a canção na força de atividades musicais pedagogicamente intencionadas é parte essencial desta estrutura.