Tensões e disputas entre cariocas e baianos no universo sambista do Rio de Janeiro (1920-1950)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Novaes, Gustavo Gobbi lattes
Orientador(a): Moura, Milton Araújo lattes
Banca de defesa: Moura, Milton Araújo lattes, Sandroni, Carlos lattes, Lima, Marcelo Pereira lattes, Silva, Marilda de Santana lattes, Iyanaga, Michael Zenryu lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36884
Resumo: Neste trabalho, trago à apreciação do/a caro/a leitor/a um esforço de investigação, a fim de observar a natureza de embates discursivos, entre agentes do universo do samba baiano e carioca, na chamada era do rádio (1920-1950). Ao tratar da natureza de querelas, polêmicas e embates, entre sambistas, jornalistas, literatos, folcloristas e acadêmicos, procurei visualizar mais detidamente o campo das diferentes concepções e posições discursivas, acerca da origem do samba, se na Bahia ou no Rio de Janeiro, arengas e provocações musicadas, envolvendo sambistas baianos e cariocas, e tensões e ressentimentos nativos, dados a partir da ascensão de um Rio de Janeiro central e moderno, em detrimento da situação periférica da Bahia, sua capital e a região do Recôncavo, no contexto da construção sociocultural de uma identidade de povo e nação brasileira. Observou-se que tais embates e tensões discursivas colocaram-se a partir de lealdades identitárias próprias, construções de tradições e discursos de exaltação e defesa de lugares de origem.Estes processos foram identificados diante de elementos conceituais e explicativos relacionados aos estudos sobre construção de identidades, em que as concepções de autores, como Stuart Hall (2006; 2009), Kathryn Woodward (2009) e Tomaz Tadeu da Silva (2009), constituem os principais aportes teóricos. O conjunto de fontes utilizadas, compreendendo jornais, revistas, letras de sambas, depoimentos, entrevistas, filmes, documentários, programas de televisão, obras literárias e acadêmicas, sob o prisma da Análise Crítica do Discurso,de Norman Fairclough (2001; 2003) e Teun A. van Dijk (2018), revelou muito de um universo combativo, eivado de disputas, que buscaram hegemonizar narrativas, tradições e posições nativas, musicais, técnicas e estéticas, levando a uma melhor visualização dos embates ocorridos, entre sujeitos baianos e cariocas envolvidos no contexto sambista da época.