Possibilidades lúdicas com tecnologias digitais na formação docente: uma proposta de espaço maker no IF Sertão-PE Campus Petrolina.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bezerra, Mário Cezar Augusto de Almeida
Orientador(a): Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Banca de defesa: Santos, Ana Katia Alves dos, Silva, Neilton da, Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29780
Resumo: Este trabalho, baseado em investigação exploratório-descritiva, versa sobre a importância da ludicidade e das tecnologias digitais no âmbito dos Cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Computação ofertados pelo Campus Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Aborda a histórica dicotomia verificada nas licenciaturas brasileiras entre a formação disciplinar (conteúdos específicos) e formação para a docência (fundamentos metodológicos e didáticos) e as consequências para o licenciando, incluindo o Campus Petrolina no contexto da discussão. Propõe refletir sobre o Espaço Maker como possibilidade de lócus em que a ludicidade integre a formação dos professores, sugerindo o uso lúdico das tecnologias digitais e dos componentes, ferramentas e máquinas makers como forma metodológica que diminua tensões inerentes à práxis pedagógica e empreste prazer ao processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva do hedonismo como valor e da instantaneidade como característica representativa dos Séculos XX e XXI. Trabalhou-se com as abordagens qualitativa e quantitativa da pesquisa científica, porém com a predominância do viés qualitativo, e a produção de dados deu-se a partir de estudos bibliográficos, documentais, da observação assistemática e, principalmente, de um questionário contendo 25 questões respondidas por 100 respondentes, entre estudantes, professores e técnicos administrativos em educação do Campus. Para a análise dos dados, foram utilizados gráficos, tabelas e a geração de Nuvens de Palavras. A pesquisa revelou pouco conhecimento dos participantes sobre Espaço Maker, embora também tenha mostrado amplo apoio à proposta de sua implantação. Ancorado nos resultados apreendidos, o trabalho culminou com a elaboração de um Projeto que sugere a fundação de um Espaço no Campus.