Naves em rotas pelo procedimento cerâmico: uma jornada poética por micro e macro espaços

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Souza, Maria da Conceição Andrade lattes
Orientador(a): Novais, Nanci Santos lattes
Banca de defesa: Novais, Nanci Santos lattes, Portela, Antonio Carlos de Almeida lattes, Souza, Antonio Wilson Silva de lattes, Oliva Junior, Edgard Mesquita de lattes, Garcia, Roseli Amado da Silva lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Departamento: Escola de Belas Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40282
Resumo: A pesquisa prático-teórica se desenvolveu a bordo de naves espaciais cerâmicas imaginárias, considerando paisagens marítimas e celestes observadas no e a partir do Recôncavo Baiano, espelhadas em materiais terrestres por meio do procedimento cerâmico e que assim geraram formas, texturas, cores e brilhos e foram ordenados fazendo sentido a uma poética tátil-visual e eventualmente sonora que estabelece conexões culturais. Esse trabalho plástico poético foi o cerne do objeto de estudo e integrou a exposição individual Homo Interactivus realizada na Galeria Cañizares. Liderados pela astronave mestra www.homointeractivus.via, os veículos espaciais Terra Mater, Ultra Solis, Zeugma, Fótons e Três Marias percorreram rotas geográficas e procedimentais por questões técnicas, conceituais, históricas, assim como subjetivas, intersubjetivas e espirituais através de produção efêmera com argila e escultórica cerâmica. Além da produção individual de ateliê, foram feitas ações artístico-reflexivas e colaborativas com grupos de pessoas dessas práticas, potencializando a escuta, o compartilhamento e as trocas entre saberes e fazeres rurais e urbanos, de comunidades centenárias e de artistas com formação acadêmica. O objetivo maior foi buscar ampliar e compreender a noção de inteireza na experiência poética, reunindo sensações e percepções do corpo-mente-matéria em ação, em diálogo com a transdisciplinaridade das intenções e motivações. As investigações seguiram abordagens metodológicas qualitativas associadas à autoetnografia segundo Sylvie Fortin, através da qual o/a pesquisador/a conecta experiências pessoais a significados e entendimentos culturais, encontrando “sua singularidade e uma significação mais completa, sem buscar uma ilusória universalidade”. A pesquisa descreveu um movimento rotatório, como o de um rodopio, reunindo por meio do intelecto imbricado à sensibilidade: experiência, sonho, canto, silêncio, interior e exterior das formas, conectadas a introversão e extroversão dos devaneios em acordo com a verdade poética, chegando-se à compreensão da arte-vida-arte, articulados assim, em continuidade, afastando os pensamentos dicotômicas. Para corroborar com as reflexões teóricas interdisciplinares, foram utilizados textos de filósofos e escritores como Gaston Bachelard, Vilém Flusser, Keneth Beittel, Jorge Larrosa Bondía, Rainer Maria Rilke, e obras e reflexões de artistas tais como Fayga Ostrower, Sandra Rey, Evarist Navarro, Pere Noguera, entre outros.