A pedagogia do teatro negro como movimento político, emancipatório e educador sob o prisma do Iñaron

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Santos, Victor Kizza Paiva dos lattes
Orientador(a): Canda, Cilene Nascimento lattes
Banca de defesa: Canda, Cilene Nascimento lattes, Abib, Pedro Rodolpho Jungers lattes, Silva, Reginaldo Carvalho da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40265
Resumo: A Pedagogia do Teatro Negro se traduz na experiência de resistência estética e política e produz um tipo de conhecimento que nasce das manifestações cênicas oriundas da diáspora afroatlântica e implicadas com a estética negra. Esse estudo aborda os princípios educadores e saberes emancipatórios implicados no fenômeno do Teatro Negro, seus possíveis desdobramentos e impactos sociais, políticos e pedagógicos. Partindo da compreensão do teatro enquanto ação educativa, a pesquisa analisa os processos pedagógicos identificados nas manifestações do Teatro Negro, buscando entender como esse fenômeno contribuiu na reformulação de movimentos sociais de educação antirracista e na afirmação da identidade negra. Essa investigação se situa em torno da Pedagogia do Teatro Negro, visando levantar dados e informações sobre os processos pedagógicos de manifestações estéticas e cênicas, mediante análise documental e diálogo com profissionais do teatro. Para uma compreensão ampla da produção teatral, busca-se também investigar os diferentes papéis e funções no campo do teatro, como se expressam no âmbito do Teatro Negro, bem como no cenário das necessidades e motivações para a construção de práticas pedagógicas emancipatórias. O recorte metodológico desse estudo centra-se na pesquisa bibliográfica e documental, bem como na investigação das manifestações do Teatro Negro em Salvador/BA em sua dimensão ontológica, marcada tanto pelo surgimento de importantes grupos culturais e teatrais engajados com as lutas sociais, quanto pela interação entre o Teatro Negro e as ações que culminaram na gênese do Movimento Negro Unificado (MNU) na capital baiana. O acontecimento do Teatro Negro será analisado através da produção artística, intelectual e pedagógica do Grupo de Teatro Palmares Iñaron que surgiu em 1976 e atuou diretamente no contexto da gênese do Teatro Negro na capital baiana, entendendo os processos pedagógicos da cena, a sua diversidade de atuação, formação, pesquisa e registro da produção artística negra. O estudo visa contribuir, ainda, para o entendimento da Pedagogia do Teatro Negro, alicerçado no jogo cênico, na reflexão crítica da relação dialógica com o espectador e na presença lúdica de um modo específico de produzir teatro e educação.