Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Santos, Tenison Santana dos
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Alves da Silva, Lélio Eduardo
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Alves da Silva, Lélio Eduardo,
Barbosa, José Luís da Silva,
Silva Leite, Diego Ramires da,
Lage, Marcos Botelho,
Benedito, Celso José Rodrigues |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
|
Departamento: |
Escola de Música
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40764
|
Resumo: |
Este trabalho abordou o tema das atividades de preparação técnica em bandas de música. O objetivo geral foi compreender os resultados da realização de uma Aula-Oficina de Técnica Musical, elaborada com base na proposta da Configuração da Instrução de Música Instrumental de Jagow (2007), em duas seções de madeiras e duas de metais de quatro bandas selecionadas. Utilizando uma metodologia aplicada, com estratégia de pesquisa explicativa, adotou-se uma abordagem qualitativa, sendo que o modelo de pesquisa quase-experimental foi o escolhido para a coleta de dados. Os encontros com as bandas consistiram na realização de uma Aula-Oficina em cada grupo selecionado, com gravações da peça “Mestre Chester” realizadas no início e ao final do encontro. Posteriormente, procedeu-se à avaliação por dois juízes especialistas de comprovada experiência na área, visando a aferição do nível técnico do grupo logo após as atividades. Os resultados indicaram um aumento na nota média geral da segunda execução em três das quatro bandas (Banda A: 2,75/ 3,06; Banda B: 2,5/ 4,06; Banda C: 1,75/ 3,18; Banda D: 3,87/ 3,18). Além disso, o retorno nos depoimentos dos participantes revelou a importância dos conteúdos trabalhados, mesmo em aspectos considerados básicos da execução musical, sendo evidenciado por eles a relevância da abordagem proposta até com instrumentistas que já possuíam bastante tempo de experiência e de participação em bandas. |