Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Martin, Domecq |
Orientador(a): |
Coutinho, Denise Maria Barreto |
Banca de defesa: |
Coutinho, Denise Maria Barreto,
Queiroz, Fernando Antonio Pinheiro Villar de,
Silva, Hebe Alves da,
Tugny, Augustin Maurice Marie Gondallier de,
Trigo, Isa Maria Faria,
Meirelles, Márcio |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27479
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Resumo: |
Apresenta-se a noção de interzona por meio de cinco artigos. A noção se constitui como objeto desta investigação e, portanto, eixo dos cinco artigos, a partir de contribuições de diferentes campos de conhecimento: geografia, história do teatro, estética e educação. Os artigos são independentes, mas complementares. O conjunto deles pode ser apreendido como base interdisciplinar de uma noção que consideramos como recurso ou ferramenta heurística para o desenvolvimento de uma atividade artística nesses contextos geográficos e históricos específicos que são as interzonas. O primeiro artigo aborda a noção segundo uma perspectiva geográfica e oferece os traços característicos desses espaços de interzona. No segundo artigo, exploramos a filosofia da arte de John Dewey com o intuito de analisar as relações que o filósofo estabelece entre arte e meio ambiente. A interpretação dessas relações configura uma base para desenvolver uma estética de interzonas. A análise de uma filosofia da arte fundada na noção de experiência entendida como interação com o meio ambiente forneceu bases conceituais para desenvolver as pistas para uma estética de interzonas exposta no artigo três. A proposta dessa estética organiza-se em quatro tópicos: a questão política e social, a questão dos materiais, a questão do veículo e a questão da forma. O quarto artigo é uma revisão de certos momentos da tradição teatral ocidental do século XX que contribuem para uma reflexão no campo das artes cênicas sobre a relação entre teatro e meio ambiente. No quinto artigo, apresenta-se uma proposta de ensino, pesquisa e extensão, visando desenvolver uma linha de trabalho sobre teatro em interzonas no contexto geográfico do Extremo Sul da Bahia e no contexto institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Neste artigo, a vila de Corumbau é identificada como uma interzona no Extremo Sul da Bahia. A investigação quis explorar se e como o empreendimento artístico denominado interzona pode contribuir para a sustentabilidade e novas formas de vida e arte; por fim, propõe um possível enfoque epistemológico para práticas artísticas de interzonas. |