Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Santos, Guilherme William Udo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-06102023-130203/
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Resumo: |
Esta tese de doutorado investiga a frequentação das artes, com ênfase no teatro, como instrumento pedagógico para a formação de artistas da cena. Adota-se a metodologia de pesquisa-intervenção e é conduzida com estudantes do ensino superior em artes cênicas. A análise é realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, uma ferramenta que permite compreender e interpretar as perspectivas e experiências dos participantes envolvidos no processo de formação artística. O estudo inicia com um olhar histórico sobre a trajetória do ensino do teatro no Ocidente, explorando como diferentes contextos culturais e momentos históricos moldaram a pedagogia teatral ao longo dos séculos. Essa revisão histórica fornece uma base para a compreensão das práticas pedagógicas contemporâneas no campo das artes cênicas e estabelece o pano de fundo para a pesquisa realizada com os estudantes. A intervenção tem como objetivo investigar os efeitos da frequentação das artes no processo de formação dos artistas da cena. Por meio de encontros programados e atividades práticas, os estudantes são encorajados a explorar e refletir sobre as potencialidades pedagógicas das artes e o papel do teatro em sua formação. Com base nos resultados da intervenção e na análise dos discursos coletivos dos participantes, a tese propõe um modelo pedagógico que integra a frequentação das artes como instrumento fundamental na formação de artistas da cena. Essa proposta tem o potencial de enriquecer o processo educativo, estimular a criatividade e a sensibilidade artística, bem como promover uma compreensão mais aprofundada dos aspectos históricos e culturais do teatro. |