Ensino de libras nos cursos de Artes Cênicas: reflexões sobre a metodologia de ensino de libras conforme as especificidades dos cursos de Teatro e Dança na UFAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Albuquerque, Daniel Paes de
Orientador(a): Mendonça, Célida Salume
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27057
Resumo: RESUMO Esta dissertação de mestrado tem como foco principal o ensino de língua de sinais brasileira nos cursos de Artes Cênicas. Entretanto, como a abrangência de abordagens que o tema permite pode ser diversificada, segundo a perspectiva da pesquisa, ficou determinado um sub-tema, que direciona o trabalho para as reflexões sobre a metodologia de ensino da língua de sinais nos cursos de Licenciatura em Teatro e Dança-licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, segundo as ementas da disciplina e as ementas dos respectivos cursos. Para alcançar o objetivo foi necessário também percorrer cronologicamente a história da educação dos surdos no mundo e no Brasil, até os dias atuais. A verificação das leis que garantem a proteção dos direitos dos cidadãos surdos foi de grande valor. Não somente para repensar estratégias que possam servir de alicerce para a prática docente com alunos de ambos os cursos, mas também para sugerir alternativas que possibilitem uma formação de qualidade dos futuros professores de Artes Cênicas, para lidar com pessoas surdas no ensino público e privado. Consequentemente, o entusiasmo que impulsionou a realização deste trabalho contribui para a fluência da criatividade nas aulas vindouras, a difusão e o encantamento pela língua de sinais brasileira: por e para os surdos.