Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Galvão, Ana Cristina Filgueira |
Orientador(a): |
Davini, Sílvia Adriana |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27040
|
Resumo: |
RESUMO As experiências corporais de atores, atrizes e diretores de teatro vêm sendo profundamente afetadas pelas tecnologias da informação, que dissolvem as fronteiras entre o homem e a máquina. Esta pesquisa tenta detectar como que essas circunstâncias determinadas pela evolução tecnológica, incidem cada vez mais rapidamente no corpo do ator, em sua percepção, na configuração de modelos de pensamento e noções de sujeito, e como estão, consciente ou inconscientemente, afetando o seu trabalho de treinamento e/ou de palco. Para tal, foram realizadas 17 entrevistas com artistas atuantes no cenário teatral da cidade de Brasília, com a intenção de alimentar e indicar possíveis pontes para o desenvolvimento futuro de uma reflexão sistemática sobre o corpo em performance. |