Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
SANT'ANA, Tiago dos Santos de |
Orientador(a): |
Colling, Leandro |
Banca de defesa: |
OLIVEIRA, Marinyze das Graças Prates de,
QUEIROZ, Milena Britto de,
OLIVEIRA, João Manuel Calhau de |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Artes, Humanidades e Ciências
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Gradução Multidisciplinar em Cultura e Sociedade
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20713
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Resumo: |
Esta investigação tem como objetivo colaborar com o esforço de revelar e discutir uma possível genealogia das políticas das diferenças na luta pelas dissidências sexuais e de gênero no Brasil sob uma perspectiva queer. Para tal, será dada ênfase ao papel das produções culturais e, mais especificamente, do cinema como veículo que mobiliza subjetividades e produz um conhecimento que foge do cânone colonial. A produção do cineasta pernambucano Jomard Muniz de Britto, iniciada na década de 1970, se descortina como um potente material de imersão para pensar numa produção artística insurgente. Os filmes de JMB relegam a imagem bom mocista e glorificam de maneira crítica a posição de subversão sexual e de gênero que algumas pessoas ocupam. Ao mergulhar na atmosfera jomardiana, cinema, afeto e desajuste às normas são ingredientes potentes para o início de uma deambulância debochada sem um final fixo ou feliz. |