Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
SILVA, CRISTIANE PINHO DA
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Moura, Gilsamara |
Banca de defesa: |
Moura, Gilsamara,
Schaffner, Carmen Paternostro,
Martins, Suzana Maria Coelho |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
|
Departamento: |
Escola de Dança
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36919
|
Resumo: |
Este estudo apresenta parte da história da dançarina norte-americana Isadora Duncan, precursora da dança moderna. Trata-se de um recorte sobre a sua origem e os trânsitos que possibilitaram a construção de uma dança conectada com os elementos da natureza, a mitologia grega e o renascimento. A criação deste novo pensamento de dança desvincula-se da estética formal do balé clássico e preconiza a ideia do plexo solar de onde partem todos os movimentos da sua dança. Desde a sua passagem em turnê pelo Brasil em 1916, onde se apresentou nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e em Salvador no Teatro São João, o seu fluxo criativo reverbera em processos artísticos e ações pedagógicas implementadas pela Escola Contemporânea de Dança. Tais experiências estabelecem diálogos possíveis com pensadores que dialogam com os pressupostos apresentados nesta pesquisa, tais como Jorge Larrosa, Paulo Freire, Helena Katz, Christine Greiner, Ailton Krenak e Susan Foster contribuem para o entendimento da dança. A natureza expressiva, das linhas Duncan e sua conexão com mente, espírito e movimento, manifestam a criação do termo CORPODUNCAN. Estas trocas contínuas de saberes se opõem aos dualismos cartesianos, as estruturas binárias que fragmentam o corpo e tentam separá-lo. Dessa forma, CORPODUNCAN intui a simbiose corpo, cultura e ambiente em diálogo com a teoria Corpomídia para compreender essa concepção. É um testemunho sobre como o corpo da referida dançarina provocou uma mudança de paradigmas, atravessou o século e ainda representa um emblema de conquistas e aspirações emancipatórias, constituindo um dos ideais representativos da liberdade feminina, tão necessários na contemporaneidade. |