Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Lima, Daniela Torres
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Orientador(a): |
Queiroz, Álvaro João Magalhães de
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Banca de defesa: |
Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira
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Ferreira, Debora Pazetto
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes
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Departamento: |
IAD – Instituto de Artes e Design
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15870
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Resumo: |
Esta pesquisa apresentará uma análise sobre as espacialidades emconfiguraçõesdedança que envolvem o uso de Realidade Aumentada, interessando-se, principalmente, pelomodo de visualização por dispositivos móveis. Pretende-se observar, a partir dovérticecorpo-dança-espaço, como a tecnologia de realidade aumentada pode ser exploradaapartirda dança, e também como se configura o espaço contemporâneo a partir de uma perspectivada estudo do corpo. Assim, a fim de desenvolver uma abordagem que suscite a interpolaçãoneste vértice, a dança será tomada como um texto cultural que se inscreve emcorpo, demodo a ser considerada como um objeto privilegiado para a percepção dos efeitosquetangem a concepção de um espaço desse momento histórico. Fundamenta-se esta trajetóriapelo viés da Teoria Corpomídia, proposta por Helena Katz e Christine Greiner (2005), equetratam o corpo como um contexto de síntese, construído a partir da (des)organizaçãoeajustamento das trocas informativas com o ambiente. Utilizando-se dessa perspectiva, eestendendo-a à compreensão de espaço articulada por Milton Santos (2007, 2008) edeespacialidades dada por Lucrécia Ferrara (2007, 2008), contribuíremos para o entendimentodo espaço para além da compreensão de um lugar fixo e mensurável. Reitera-senestaarticulação, que o caráter vivencial do corpo é o que poderia caracterizar a comunicabilidadede um espaço enquanto um conceito que também está em constante movimento, e quehojenão isenta questões das novas tecnologias. Nesse sentido, pretende-se observar comoousoda tecnologia de realidade aumentada em configurações de dança pode suscitar pistas sobreos modos como se manifesta o espaço contemporâneo. |