Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Silva, Gisélia |
Orientador(a): |
Matos, Edilene |
Banca de defesa: |
Vidal, Laurent,
Ferretti, Sergio,
Matos, Rita de Cássia |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa Multidisciplinar de Pós- Graduação em Cultura e Sociedade
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21299
|
Resumo: |
Esta tese analisa narrativas audiovisuais sobre cultos afro-brasileiros, especialmente, candomblé e tambor de mina, nos estados Bahia e Maranhão, da região nordeste do Brasil, que foram veiculadas em jornais televisivos de emissoras afiliadas da Rede Globo de Televisão, como parte da grade de programação local do maior conglomerado midiático do segmento privado de comunicação do Brasil contemporâneo. Observou-se, na mostra de onze (11) reportagens, incluindo uma edição de telejornal com cobertura especial, que tais narrativas, difundidas em diferentes datas entre os anos 2002 e 2013, reforçam a visão festiva e o caráter de mistura e de sincretismo cultural-religioso, base do pensamento dominante forjado em relações de classes sociais e raciais que concebe cultura como entrecruzamento e esvaziada de conflitos. Visão conservadora que emerge na produção de um jornalismo televisivo que se mantém como parte da ordem social vigente, enquanto promessa de prestação de serviço público-cultural. A relação entre jornalismo televisivo e terreiros de candomblé e de tambor de mina, mediada pelo estado, por intelectuais ou por interesses sócio-econômico-culturais, constitui-se também como estratégias de sobrevivência e de renovação poética para grupos participantes da cultura popular afro-brasileira. Buscou-se, nesse sentido, compreender e situar as estratégias de inserção do candomblé e do tambor de mina no telejornalismo e os sentidos difundidos de cultura popular por intermédio de vozes, de imagens e de sonoridades de narrativas audiovisuais sobre festas, eventos e personagens alusivos aos cultos afro-brasileiros. |