Dramaturgia da expansão: análise da estrutura dramatúrgica de World of Warcfrat

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Cayres, Victor de Morais
Orientador(a): Sant'Anna, Catarina
Banca de defesa: Sant'Anna, Catarina, Andrade, Luiz Adolfo de Paiva, Duran, Adolfo Almeida, Genvo, Sébastien, Alves, Lynn Rosalina Gama
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27489
Resumo: A presente tese tem como objetivo analisar dramaturgicamente o Massively Multiplayer Online Roleplaying Game (MMORPG) World of Wacraft (WoW), identificando e sistematizando seus aspectos estruturais. Este trabalho sustenta a hipótese de que a dramaturgia de WoW é estruturada de modo a dar suporte ao processo contínuo de expansão do jogo ao longo dos últimos 10 anos (do jogo base ao pacote de expansão Mists of Pandaria). A tese nomeia dramaturgia da expansão, o tipo de construção dramatúrgica que, tal como a de World of Warcraft, é orientada pela necessidade expandir o espaço e o tempo ficcionais, ampliar o número e a extensão das suas ações dramáticas, além de incorporar novos personagens a fim de criar novas experiências narrativas e de jogo (referindo-se ao universo dos jogos digitais ou analógicos). Esse tipo de dramaturgia não surge com WoW, afinal o referido MMORPG possui uma evidente filiação a jogos de interpretação de personagens, os Role-Playing Games (RPG) de mesa e digitais, os quais já apresentam estratégias de expansão do seu universo ficcional e experiências de jogo com fins comerciais. Assim, o presente trabalho se configura como um estudo de caso e, portanto, verifica particularidades da dramaturgia de WoW ao mesmo tempo que aponta generalizações possíveis. A pesquisa adota uma metodologia pautada na observação direta e participante (na medida em que é preciso jogar para analisar o objeto). O próprio jogo constitui a principal fonte de dados da pesquisa. Dados estes obtidos a partir de cerca de 700 horas de jogo com 19 personagens jogáveis por parte do pesquisador e cruzados com um aparato teórico multidisciplinar advindo dos media studies, games studies, teorias do imaginário, teorias dos gêneros literários e estudos teatrais para serem enfim sistematizados na presente tese. Como resultado foi possível confirmar a hipótese defendida, verificando como cada um dos aspectos estruturais analisados (Ação, Composição de personagens e organização espacial dos signos) colabora para o contínuo processo de expansão do jogo.